Projeto da Caixa Cultural traz a Brasília instrumentista luso-angolano Victor Gama

Original article appears in Portugal Digital. Written by Portugal Digital.

Posted in

Brasília – A atração de outubro do projeto Solo Música, realizado na Caixa Cultural, tem a marca da experimentação. O músico luso-angolano Victor Gama estará pela primeira vez em Brasília para mostrar seu show Sol(o), no qual mostra os instrumentos musicais que construiu a partir de uma variedade de materiais, incluindo madeira e metal. 

Victor Gama é compositor, músico, designer de instrumentos musicais inovadores, engenheiro eletrônico e criou a "Pangeia Instrumentos", organização sem fins lucrativos através da qual desenvolve projetos de pesquisa em música. Ele se apresenta em Brasília a 19 de outubro, segunda-feira, às 20 horas, fazendo uso de instrumentos peculiares criados por ele, como Acrux, Dino e Toha.

Victor Gama criou o projeto Pangeia Instrumentos através de um sistema de escrita no qual introduz um componente tri-dimensional. Ele explora a intersecção entre o virtual e o físico, o digital e o analógico, e a forma como esta se manifesta como um novo território musical e sonoro. O músico cria novas músicas para o século 21, misturando tecnologias atuais de fabricação digital com idéias, materiais e tradições inspiradas pelo mundo natural. 

"Ele possui um belo e importante trabalho de criação e construção de instrumentos, que traz uma semelhança com Walter Smetak e UAKTI, artistas que o influenciaram. Mas as composições de Gama traduzem suas origens na África, com uma mescla do eletrônico", diz Alvaro Collaço, produtor e curador da Série Solo Música.

Compositor e criador de instrumentos

Bacharel em engenharia eletrônica e um mestrado em Tecnologia Musical do Sir John Cass Faculdade de Artes, Arquitetura e Design, em Londres, Victor Gama possui obras encomendadas por ensembles e instituições de prestígio mundial como a Chicago Symphony Orchestra, a Kronos Performing Arts Association, o National Museums of Scotland, o Tenement Museum de Nova Iorque, a Prince Claus Fonds da Holanda ou a Royal Opera House de Londres.

Entre as obras que escreveu, "Rio Cunene" para quarteto de cordas e três dos seus instrumentos foi estreada pelo Kronos Quartet, no Carnegie Hall em Nova Iorque, em março de 2010. Sua peça mais recente "3 mil Rios: vozes da Floresta ", uma ópera multimídia, vai estrear em Lisboa e Bogotá em maio de 2016, encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian. com apoio do Teatro Colon, a Amazon Conservation Team e Flora Arts + Natura.

Victor Gama se apresentou com Kronos Quartet, Naná Vasconcelos, William Parker, Guillermo E. Brown, Heitor Alvelos entre outros artistas. Ele fez turnês na África, América Latina, EUA e Europa e expôs seus instrumentos na "Gigantic Art Space" em Nova Iorque e em Luanda, Maputo, Bogotá, Lisboa, Londres e Toronto. Gravou para a PangeiArt e Rephlex Records de Aphex Twin.-+ No âmbito da pesquisa, entre alguns projetos desenvolve está o projeto Tsikaya, que é o primeiro arquivo digital de música rural de Angola. Gama tem sido artista residente no MIT e no Centro de Stanford para Pesquisa Computer em Música e Acústica (CCRMA).

A apresentação de Victor Gama dentro da Série Solo Música, em 19 de outubro, ás 20 horas, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal é uma realização de Alvaro Collaço Produções com produção local de Tatiana Carvalhedo Produções. Ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) podem ser adquiridos a partir do sábado anterior à data do evento na bilheteria do Teatro da CAIXA, na CAIXA Cultural Brasília. A bilheteria funciona de terça a sexta-feira e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h. Informações pelos telefones 3206-6456 / 3206-9448. A classificação indicativa é de 12 anos.

Looking for ways to support Amazon Conservation Team?

Consider donating to help us continue our work, or explore other ways to get involved:

Media Relations

For press release inquiries, please contact us at info@amazonteam.org.

Related Articles

Share this post

Bring awareness to our projects and mission by sharing this post with your friends.

Leave a Comment





This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.